Quantas visualizações deste blog

Boas-Vindas Bonveno

Benvindo ao mundo do esclarecimento e do consolo!
Estu bonvena al klarigeca, konsola mondo!

Amigo visitante, clicando na palavra "comentários", ao fim de cada postagem, você pode escrever suas opiniões ou deixar perguntas sobre os temas lidos ou qualquer outro tema sobre o qual você queira ter uma orientação na visão espírita. Nós buscaremos responder o mais fielmente possível, inclusive indicando leituras espíritas que possam lhe ajudar a dissipar as dúvidas.Todos os textos não assinados são de nossa autoria.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

DIÁLOGO COM AS SOMBRAS - O DOUTRINADOR (RESUMO PARCIAL I)



MIRANDA, H. C. Diálogo com as sombras: teoria e prática. 24 ed. Rio de Janeiro: FEB, 2009.


       I.            QUEM É O DOUTRINADOR?

[...] o chamado doutrinador não é o sumo-sacerdote de um culto ou de uma seita, [...], a ditar normas de ação e a pregar, presunçosamente, um estágio ideal de moral, que nem ele próprio conseguiu alcançar. [...], no grupo mediúnico, ele é apenas um dos componentes, um trabalhador, e não mestre [...]. (p. 75)

       I.            QUALIDADES OU APTIDÕES BÁSICAS DO DOUTRINADOR

1. Formação doutrinária muito sólida, com apoio insubstituível nos livros da Codificação Kardequiana.
§  Não poderá jamais fazer um bom trabalho sem conhecimento íntimo dos postulados da Doutrina Espírita. Entre os Espíritos que lhe são trazidos para entendimento, há argumentadores prodigiosamente inteligentes, bem preparados e experimentados em diferentes técnicas de debate, dotados de excelente dialética.
2. Familiaridade com o Evangelho de Jesus.
§  [...] o doutrinador [...] deve estar preparado para discutir o problema pessoal do Espírito [...],  intercalando aqui e ali um pensamento evangélico que se adapte às condições desenvolvidas no diálogo. (p. 76)
3. Autoridade moral.
§  O Espírito que debate conosco sabe de nossas inúmeras fraquezas, tanto quanto nós, e até mais que nós [...] por serem [...] companheiros de antigas encarnações [..], comparsas de desacertos hediondos; (p. 77)
§  Deve lembrar-se, porém, de que somos julgados e avaliados não pelos resultados que obtemos, mas pelo esforço que realizamos para alcançá-los.
4. Fé.
§  O doutrinador precisa, ainda, ser uma criatura de viva, positiva, inabalável. [...] A fé espírita, [...]: sincera, convicta, lógica, plenamente suportada pela razão, mas sem se deixar contaminar pela frieza hierática do racionalismo estéril e vazio (p. 78)
§  Ele precisa estar confiante nos poderes espirituais que sustentam o seu trabalho, [...]. Ele tem de saber que, ao levantar-se para dar um passe, a fé lhe trará os recursos de que necessita para servir. Ele deve saber que, ao formular a sua prece, vai encontrar a resposta ao que implora, em benefício do companheiro que sofre. (p. 81)
5. Amor.
§  É desse amor-doação que precisa o doutrinador. Do amor que, segundo o Cristo, devemos sentir com relação aos nossos próprios inimigos. (p. 82)
§  [...] Espíritos conturbados, [...] ao se apresentarem diante de nós, vem com a força e a agressividade de inimigos implacáveis. Se respondermos à sua agressividade com a nossa, o trabalho se perde e desencadeamos contra nós a reação sustentada da cólera, do rancor, do ódio.
§  Sem amor profundo, pronto na doação, incondicional, legítimo, sincero, é impraticável o trabalho mediúnico realmente produtivo e libertador. (p. 83)

    II.            QUALIDADES OU APTIDÕES DESEJÁVEIS DO DOUTRINADOR

1. Paciência:
Não pode ele, sem prejuízo sério para o seu trabalho, atirar-se sofregamente ao interrogatório do Espírito manifestante. Tem que ouvir, aturar desaforos e impropérios, agressões verbais e impertinências. Tem que aguardar o momento de falar. (p.84)
2. Sensibilidade:
[...] que o levará a sentir pacientemente o terreno estranho, difícil e desconhecido em que pisa, as reações do Espírito, procurando localizar os pontos em que o manifestante, por sua vez, seja mais sensível e acessível.
3. Tato:
[qualidade pessoal] segundo a qual, vamos, pela observação cuidadosa, serena, nos informando de determinada situação ou acontecimento, até que estejamos seguros de poder tomar uma posição ou uma decisão sobre o assunto.
4. Energia:
[...] que deve ser controlada e oportuna. [...] que não pode ser contundente nem agressiva. [...] e o momento tem que ser o certo. Nem antes, nem depois da oportunidade.
5. Vigilância:
[...] quanto aos seus próprios sentimentos e pensamentos, quanto às suas suposições e intuições, quanto ao que contem nas entrelinhas do que diz o manifestante, quanto ao que ocorre à sua volta, com os demais componentes do grupo, quanto à sua própria conduta [...] no seu proceder diário. [...] O doutrinador precisa servir em estado de alerta constante. (p. 85)
6. Humildade:
[...] A princípio, para aceitar as ironias, agressões e impertinências dos pobres irmãos atormentados. Depois [...] para não assumir a atitude do vencedor que pisa na garganta do vencido, para mostrar o seu poder e confirmar a sua vaidade e seu orgulho.
[...] é necessária, também, quando não conseguimos convencer o companheiro infeliz. (p. 87)
7. Destemor:
[...] em trabalho mediúnico, temos que ser destemidos, sem ser temerários. Coragem não é o mesmo que imprudência. (p. 88-89)
Nada de temores infundados. Sofremos apenas aquilo que está nos nossos compromissos espirituais, e não em decorrência do trabalho de desobsessão. [...] O trabalho está sob a proteção de forças positivas e abençoadas. (p. 89)
8. Prudência:
[...] mais uma das aptidões necessárias ao  bom desempenho do trabalho mediúnico, em geral, e do doutrinador, em particular [pois] A proteção existe, mas não para dar cobertura à imprudência , à irresponsabilidade.
(p. 90)

Devemos lembrar ainda que:
§  [...] o doutrinador é, usualmente, o pára-raios predileto do grupo [...];
§  [...] Disciplina não é sinônimo de ditadura. (p. 91)
§  Precisa [o doutrinador] tratar a todos, médiuns ou não, com o mesmo carinho e compreensão, sem paternalismos e preferências, mas sem má vontade contra qualquer um dos membros da equipe. (p. 92)






5 comentários:

  1. Estou na série( iniciandos) certa,com os doutrinadores certos. AVE CRISTO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos nós estamos em transição, amigo, do homem velho para o homem novo e renovado no amor. Todos estamos reiniciando. Obrigado pela visita e pelo comentário. Convide outras pessoas, por favor.
      Abraços fraternos e até a nossa próxima aula.
      Neto Pimentel

      Excluir
  2. Iniciei estudo para esclarecedor( nome que a casa do caminho, identifica seu doutrinador) Iniciei na doutrina deste de julho de 1994. Percebo que cada vez mais necessito do conhecimento. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada,o resumo foi importante para meu conhecimento, estamos a caminho sem estudo nada será possível, sigo confiante na doutrina e no conhecimento colocado de maneira simples e clara, muito grata abraço fraterno .

    ResponderExcluir
  4. Como posso continuar com esse resumo do livro...Gostei muito.

    ResponderExcluir